Detalhe Catalogo

Parent Previous Next

>> Vista de Detalhes do Catálogo


Neste ecrã tem disponível toda a informação do Catálogo. Aqui pode:

- Criar um Novo Catálogo;

- Editar o Catálogo selecionado;

- Remover o Catálogo selecionado;

A informação deste ecrã está organizada pelos seguintes tópicos:


Dados Principais

Painel Entidades/Tabelas GoGest

Painel Configurações Entidade

Configuração da Tabela

Configuração dos Campos

Operações SQL (NEW / EDIT / DEL ...)


clique aqui para navegar até à descriçãoclique aqui para navegar até à descriçãoClique aqui para navegar até à descrição




      Criar Novo Catálogo - ver tópico Criar Catálogo

    Editar Catálogo - Para entrar em modo de edição, permitindo fazer alterações ao Catálogo.  

    Eliminar Catálogo - Elimina o Catálogo, sem possibilidade de retorno.

Em alternativa poderá desativar apenas a utilização do Catálogo no separador Dados Principais  em:



Voltar ao topo




  Dados Principais


Descrição de campos:

Versão do ERP com o qual o Catálogo vai interagir.

Base de Dados da empresa para a qual se destina o Catálogo. Esta opção indica também o nome da empresa, facilitando a sua identificação.

Inactivo, se esta opção estiver selecionada, o Catálogo continuará guardado, mas não estará em utilização.



Voltar ao topo




  Painel Entidades GoGest


Neste painel pode selecionar/definir:

Entidade GoGest (GG******) - clicando sobre um separador com o seu nome, todas as configurações que se seguem passam a dizer respeito à Entidade selecionada.

Incluir Entidade - permite escolher quais as Entidades que o Catalogo vai incluir.  As Entidades incluídas no Catálogo aparecem a cor verde.

Descrição Base da Entidade - esta descrição encontra-se bloqueada, pois é uma identificação comum na plataforma GoGest.

Descrição Entidade - esta descrição permite uma descrição distinta por cada Catálogo.



Voltar ao topo




  Painel Configurações Entidade


Neste painel pode selecionar/definir:

Table Configuration - separador para definir como o GoGest recebe a informação da Entidade/Tabela selecionada no painel anterior, apresentado dois painéis:

oConfigurações de Tabela - painel para identificar as tabelas do ERP necessárias;

oConfigurações de Campos - painel para indicar como os campos da Entidade do Catálogo obtêm o seu valor no ERP.    

Operações SQL  (DEL / EDIT / NEW...) - separadores que definem como o GoGest opera nas alterações de informação na Base de Dados do ERP.  

Filter - corresponde à cláusula WHERE a aplicar sobre a instrução SQL gerada com base na configuração das tabelas em Table Configuration, poderá ser deixada em branco se não for necessária.




Voltar ao topo




  Table Configuration - Configuração da Tabela


Este painel indica as Tabelas da Base de Dados do ERP que a Entidade necessita para obter a informação.

Descrição dos campos:

Principal - indica qual a tabela independente das restantes;

Ordem - em caso de dependência entre as tabelas, indica a ordem da dependência;

Tabela - nome da tabela da Base de Dados do ERP;

Descrição - auxilia na identificação da tabela;

Expressão Join - instrução SQL para efetuar a ligação à(s) tabela(s). Será utilizada na cláusula FROM nas consultas SQL.


Exemplo de duas configurações de tabela distintas







  Table Configuration - Configuração de Campos


Este painel tem discriminada a associação para leitura entre campos da Entidade e os campos da tabela da Base de Dados do ERP.


Descrição dos campos:

Campo GG - campo da Entidade GoGest. Contem a descrição do campo e o [nome do campo].

Expressão - expressão SQL para obter o valor do campo.

oPode ser uma associação direta do tipo "tabela.campo", usando tabela(s) identificada(s) na Configuração de Tabela, utilizada na cláusula SELECT da na consulta SQL;

oPode ser uma consulta SQL completa, devendo estar entre parêntesis ();  

Observação: Para redimensionar este campo clique no canto e arraste.


Descrição - Descrição do campo da Entidade.

Tipo - Tipo do campo da Entidade.

Tamanho -


Exemplo de algumas configurações de campos



Voltar ao topo




Operações SQL -  (DEL / EDIT / NEW...)


Se no painel anterior de Configuração de Campos é registado como a plataforma GoGest recebe a informação das Tabelas do ERP.

Por outro lado aqui deve identificar as instruções SQL necessárias para enviar a informação e refletir na Base de Dados do ERP as alterações efetuadas através da plataforma GoGest.



Se estas Operações não forem configuradas, apesar de poder alterar visualmente os registos na plataforma GoGest. Ao guardar, os registos manter-se-ão inalterados.


Estes separadores disponibilizam um campo de texto, para construção de instruções SQL que implicam alterações na Base de Dados do ERP.

Para as seguintes situações:

VALIDATEDEL / VALIDATEEDIT / VALIDATENEW - validações verificadas antes de enviar a Operação SQL a ser executada;

PREDEL / PREEDIT        / PRENEW - instruções com necessidade de execução antes da Operação SQL principal;

DEL / EDIT / NEW - instruções para a Operação SQL principal;  

POSTDEL / POSTEDIT / POSTNEW - instruções com necessidade de execução após a Operação SQL principal;


Voltar ao topo



VALIDATE (DEL / EDIT / NEW)


Estes separadores podem ser utilizados para validar campos antes da Operação SQL ser executada, para cada situação que implique uma alteração nos dados da Base de Dados do ERP:

VADILATENDEL - validações que ocorrem antes de executar uma Operação que apague um registo (DEL).

VALIDATEEDIT - validações que ocorrem antes de executar uma Operação que edite um registo (EDIT).

VALIDATENEW - validações que ocorrem antes de executar uma Operação que crie um novo registo (NEW).


Deve ter em atenção que uma instrução SQL incorreta, resultará num erro, detetável apenas quando a Operação definida for executada.


Exemplo de um VALIDATENEW onde são verificadas algumas condições para o campo N.º Contribuinte:


Neste exemplo o N.º Contribuinte é protegido por duas formas:

ERRO - impossível efetuar a operação SQL.

AVISO - possibilidade de ignorar e efetuar a operação SQL.


@errorTable(msgError)

Exemplo em que o campo vazio origina uma mensagem de ERRO

@errorTable(msgWarning)

Exemplo em que o campo origina uma mensagem de AVISO


Voltar ao topo



PREDEL / PREEDIT / PRENEW


Nestes separadores deve indicar as instruções SQL que pretende que sejam adicionadas antes da Operação principal (DEL / EDIT / NEW).

Garantindo assim a ordem de execução, na Base de Dados do ERP.

Deve ter em atenção que uma instrução SQL incorreta, resultará num erro, detetável apenas quando a Operação definida for executada.


Voltar ao topo



DEL / EDIT / NEW


Nestes separadores deve indicar as instruções SQL que pretende que sejam executadas na Base de Dados do ERP, sempre que ocorra uma alteração de registo na plataforma GoGest.

Deve ter em atenção que uma instrução SQL incorreta, resultará num erro, detetável apenas quando a Operação definida for executada.


Deve utilizar estes separadores como Operações principais, e utilizar apenas os "PRE"  e "POST" quando existir a necessidade de garantir a ordem de execução para as instruções SQL.


Exemplo de uma Operação NEW:

Voltar ao topo



POSTDEL / POSTEDIT / POSTNEW


Nestes separadores deve indicar as instruções SQL que pretende que sejam adicionadas depois da Operação principal (DEL / EDIT / NEW).

Garantindo assim a ordem de execução, na Base de Dados do ERP.

Deve ter em atenção que uma instrução SQL incorreta, resultará num erro, detetável apenas quando a Operação definida for executada.

Voltar ao topo



Filter


Corresponde à cláusula WHERE a aplicar sobre a instrução SQL gerada com base na configuração das tabelas em Table Configuration, poderá ser deixada em branco se não for necessária.

Voltar ao topo





Erros provocados por instruções SQL que falhem na execução.


Deve ter em atenção que ao adicionar uma Operação, caso a instrução SQL introduzida falhe, sempre que tentar efetuar a Operação resultará numa mensagem de erro. Ficando indisponível a sua realização até que o erro seja corregido.


Exemplo de um erro ao tentar efetuar uma Operação que inclui uma instrução SQL incorreta




Voltar ao topo














Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Produce Kindle eBooks easily